sexta-feira, 11 de abril de 2008

Renato Russo emociona legionários em Fortaleza

Ontem quinta-feira (10) fui acompanhar no Teatro José de Alencar o segundo dia do monólogo de Renato Russo interpretado pelo ator Bruce Gomlevsky. Durante a encenação, 22 músicas do grupo são cantadas por Gomlevsky, que também é professor de música, e acompanhadas por uma banda.

O monólogo escrito por Daniela Pereira e dirigido por Mauro Mendonça Filho tem roteiro forte, um cenário interessante e música ao vivo. Bruce canta de verdade, grita, interage com a platéia, realmente encarna Renato Russo. A peça tem certo aprofundamento que serve para que os que conhecem a história do cantor possam ter a sensação de vê-lo de novo, mas já os leigos no assunto, no máximo, cantarolam versos mais conhecidos.

A lista de músicas cantadas pelo ator correm pela vida de Renato, desde a época do Aborto Elétrico, passando pela breve carreira solo como “trovador solitário”, até o começo, meio e fim do Legião Urbana. Destacaram-se músicas como Perfeição, Tédio, Geração Coca-Cola, Ainda é cedo, Eduardo e Mônica, Será e Que país é esse. Acompanhado pela excelente banda ou sozinho ao violão, Bruce cantou, em certos momentos até com a participação da platéia. Olha quem não soubesse que Renato faleceu em 1996 chegaria a acreditar que seria o próprio em cima doa palco do José de Alencar.

E tal qual a morte do cantor, a do personagem se dá de forma sutil, num leve apagar de luzes e com a mensagem no fundo do palco: “força sempre”. Ao fim Bruce ainda cantarola mais uma música se despedindo do público que o aplaudiu de forma calorosa e de pé e muito emocionados após duas horas de re-encontro com Renato Russo.
O Musical em cartaz desde a última quarta-feira, faz sua última apresentação hoje no Teatro José de Alencar a partir das 21h, segundo informações da bilheteria do Teatro os ingressos já estão esgotados.

Nenhum comentário: