segunda-feira, 14 de abril de 2008

Rei emociona Fortaleza em show gratuito no aterro da praia de Iracema

*Blog do TF: A festa "Fortaleza: Como é grande o meu amor por você" atraiu uma multidão de todas as idades e diversos bairros à orla marítima cerca de 500 mil pessoas, repetindo o sucesso de outros eventos comemorativos promovidos pela Prefeitura, como o Réveillon. Roberto Carlos presenteou Fortaleza com alguns de seus clássicos, de “Detalhes” a “Emoções”, passando por “Como é grande o meu amor por você”.

(Jornal O Povo)
Não podia ser diferente. Quando o homem no terno branco e calça jeans apontou no palco, foram assobios, palmas, gritos, lágrimas, pescoço espichado. Saudação ao Rei. O povo que se apinhava no aterro da Praia de Iracema arrepiou quando Roberto Carlos falou das emoções vividas, na primeira música da noite. Eram 21 horas e a ansiedade dava lugar à alegria.

Do lado de cá, milhares de fãs, que foram homenagear a cidade, alegrando-se com Roberto Carlos. Eram quinhentos mil, segundo o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Arimá Rocha. A Polícia Militar (PM) não confirmou o número até a noite de ontem. Apesar da multidão, o trânsito fluía bem, com alguns pontos de engarrafamento, mas nada que tirasse a paciência dos que esperaram horas para ver o Rei. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) controlavam o tráfego.

Do lado de lá, houve a vez de o Rei saudar o público. "Que prazer rever vocês", exclamou com o sorriso, logo no início da festa. Parabenizou a Fortaleza, os fortalezenses e não se esqueceu de agradecer o carinho. "Eu poderia dizer muitas coisas no início deste show, mas acho que vou dizer melhor cantando". Era a deixa para a canção que deu nome à campanha da Prefeitura. Como é grande o meu amor por você fez muitas lágrimas caírem pelo aterro.

Depois dela, veio Além do Horizonte para embalar os passos dos casais na areia. Mas a gente soltou mesmo aquele suspiro preso quando o Rei deu o tom: "Você foi o maior dos meus casos; de todos os abraços, o que eu nunca esqueci...". Era Outra Vez, que trazia lembranças de momentos e pessoas. E tinha como não se emocionar?

(Jornal Diário do Nordeste)

Em nenhum outro cantor do cenário musical brasileiro, o título de rei poderia cair tão bem como acontece com Roberto Carlos. Aos 66, ele provou estar em plena forma, catando para multidão que compareceu à Praia de Iracema, na noite de ontem. Roberto Carlos foi a única atração musical da festa de 282 anos de Fortaleza, “Como é grande o meu amor por você” - referência a uma canção do rei.

A apresentação, marcada para às 20h30, atrasou 20 minutos. No comando de um show, Roberto Carlos que conhece como poucos às artes de entreter uma multidão. O espetáculo começou com suspense - a banda entra sozinha e executa, encadeados, trechos de alguns dos sucessos do cantor, que aqueceram o público. Entre a explosão de gritos e dos flashes de câmeras fotográficas, Roberto Carlos entra em cena. Camisa e paletó brancos, calça azul, sorriso no rosto e aquela expressão de quem sabe que o jogo já está ganho.

“Emoções” abre o show. Da frente do palco é preciso ver a onda de agitação que toma a platéia. “Que prazer rever vocês. É muito bom estar aqui mais uma vez, nesta cidade fantástica, linda, de pessoas maravilhosas”, cumprimentou o rei antes de cantar o segundo clássico da noite. É, exatamente, a canção que dá nome à festa. Pessoas de todas as idades (algumas bem jovens, que fique registrado) cantam verso a verso da música. Roberto Carlos fechou a noite com o sucesso “Jesus Cristo”.

A apresentação da noite de ontem confirmou uma nova fase na carreira do cantor. A formalidade deu espaço para a descontração. Canções antes malditas - como “Além do horizonte” e “Negro Gato” - voltaram ao repertório. Antes de cantar esta última, o rei arriscou uma piada sobre seu problema de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). “Acho que estou melhorando. Mas claro que não posso dizer que recebi alta”, brincou. O bom humor voltou a aparecer quando o rei fez as vezes de maestro - “é como pilotar um Boing”, falou.

Com 20 minutos de apresentação, a prefeita Luizianne Lins apareceu no frontstage. Muito assediada pelo público, ela não deixou de falar sobre a decisão judicial que à proibiu de usar o slogan da gestão (“Fortaleza Bela”) nas sinalizações espalhadas pela praia. “Achei uma decisão injusta e ofensiva. Todo governo tem seus slogans. Quando me elegi, fui informada que para usar esta marca, precisaria publicá-la no Diário Oficial e assim foi feito em 2005. Mas essa é só mais uma prova do desespero da oposição”, comentou Luizianne.

A marca foi retirada das peças publicitárias e não foi mencionada no palco, mas esteve presente nas camisetas dos seguranças e nos panfletos da campanha anti-dengue.

*Blog do TF: Detalhe o Rei só havia feito um show do tipo uma única vez, na praia de Copacabana, justo no aniversário do Rio de Janeiro. Portanto, foi um momento extraordinário em sua carreira.

Nenhum comentário: